Meu Pai Faleceu e Deixou Dívidas: Sou Obrigado a Pagar? Entenda seus Direitos

Alguns herdeiros se deparam com a situação em que as dívidas do falecido superam os bens deixados por ele.

Sendo assim, surgem muitas dúvidas sobre as dívidas do espólio, sendo a mais comum se os herdeiros podem herdar as dívidas do falecido. A resposta é não.

Quando alguém falece, todo o patrimônio deve ser relacionado e preparado para a transferência aos herdeiros. Caso haja dívidas, os bens devem ser utilizados para pagar credores, despesas e impostos. Somente o que restar será partilhado entre os herdeiros.

Se o falecido não tiver bens suficientes para quitar as dívidas, estas não poderão ser cobradas dos herdeiros. No entanto, caso algum bem tenha sido partilhado e posteriormente um credor reivindique o pagamento, os herdeiros responderão apenas até o valor recebido da herança. Em nenhuma hipótese será necessário usar patrimônio próprio para quitar dívidas do falecido.

Se você é herdeiro e está enfrentando essa situação, ou se está sendo cobrado por um credor do falecido, procure um advogado especialista para resolver o caso. Nunca pague dívidas do espólio com patrimônio que não veio da herança.

Escritório Sousa Garcia | Advocacia e Consultoria

O Escritório Sousa Garcia é especializado em Direito de Família e Sucessões, buscando soluções para as famílias. Atendemos demandas como planejamento matrimonial; divórcio, guarda, alimentos, partilha; inventário judicial, inventário extrajudicial, planejamento sucessório; elaboração, abertura e cumprimento de testamentos; partilha em vida; regularização imobiliária decorrente de inventários ou divórcios.

https://www.sousagarciadvocacia.com.br/
Anterior
Anterior

Posso Vender um Imóvel que está Sendo Inventariado?

Próximo
Próximo

Imóvel Irregular no Inventário: Como Resolver?